estratégias encapotadas por detrás da bela arquitectura dos shopping's, sempre com as mesmas lojas...
Nas últimas duas décadas acentuou-se por todo o mundo um certo movimento pró-americano associado ao progresso económico dos países em vias de desenvolvimento. Na Europa, com a consolidação do União Europeia esta “filosofia” ficou fortemente enraizada a uma outra: a “filosofia do consumismo induzido”. Com a queda do muro de Berlim e a abertura da Rússia aos mercados internacionais, a ideia que o comunismo e o socialismo soviético se dissolviam a favor de uma economia pró-americana generalizou-se. Em Portugal, esta ideia de fazer difundir a estratégia desta nova economia - a do consumismo induzido - foi gerida essencialmente pelos opinion-makers da nossa sociedade: a classe política, os media, personalidades vip (muitas delas criadas à força pelos Media “cor-de-rosa) e empresas. A maioria deles obedecia a ordens superiores como os Illuminati a nível internacional, ou pequenos sub-grupos daqueles, a nível nacional e europeu, como a maçonaria. Publicitam marcas e comércio específico e levam as suas legiões de súbditos, membros ou fãs a adquirirem productos apenas dessa lista pré-determinada. Quem não obedece a essas regras não obtém emprego das empresas a eles associadas, a grande maioria actualmente… Assim vai a economia pró-americana…