TAXI POLUIÇÃO ZERO COMBATE A MÁFIA DA GASOLINA

Guy Nègre e o seu filho montaram uma linha de produção de veículos movidos a ar comprimido

Depois de mais de trinta anos com os motores de combustão, o engenheiro francês da fórmula 1, Guy Nègre desenvolveu um conceito de um motor totalmente não-poluente para uso em áreas urbanas. Esta invenção, que utiliza alta pressão (300 bar) de ar comprimido para armazenar a energia necessária ao funcionamento do motor, é protegida em todo o mundo por mais de 20 patentes de propriedade da MDI. Em áreas urbanas, este veículo de 5 lugares pode percorrer uma distância de aproximadamente 200 km com 300 litros de ar comprimido (300 bar) armazenados em tanques de fibra de carbono ou de vidro. Um compressor accionado por um motor eléctrico ligado a uma tomada eléctrica padrão faz a recarga dos tanques de ar comprimido. A recarga rápida, usando uma bomba de alta pressão do ar, também é possível.

Um táxi chamado "TOP" (Taxi Zero Pollution) surge no longo processo de investigação, que em Maio de 1998, vê os primeiros testes de estrada destes protótipos, em Brignoles, França. Desde então
o táxi "TOP" foi tema de mais de 40 programas de televisão e vários jornais e revistas de todo o mundo. O mercado potencial para o motor "limpo" é imenso: por exemplo, veículos como táxis, autocarros, carrinhas, pesados, tractores, carros de golfe, embarcações de recreio e muitas outras aplicações em que os motores fixos são utilizados principalmente nas áreas urbanas. Uma versão do motor MDI pode, além de ar, funcionar também com o uso de combustíveis tradicionais com níveis de consumo de gasolina, diesel, gás natural ou de cidade, a baixos preços.