ISMOS E MAIS ISMOS...

Vladimir Lenin: líder do Partido Comunista incentivou a Revolução Russa de 1917

O sufixo “ISMO” de origem grega (ismó), designa um conjunto de crenças, princípios, doutrinas seguidas por um determinado grupo (fundamentalismo, racismo, fanatismo), filosofias (aristotelismo, platonismo, cinismo, ocultismo), religiosas (cristianismo), budismo, islamismo, judaísmo, zoroastrismo, hinduísmo), políticas (totalitarismo, fascismo, capitalismo, socialismo, comunismo, marxismo, leninismo, estalinismo, nazismo, colonialismo, imperialismo). De uma forma ou de outra, por um motivo mais do que outro, todas estas palavras têm, em geral, uma conotação negativa. Em medicina este sufixo tem uma conotação claramente “PATOLÓGICA”, com ligações a “DOENÇA”. O dicionário Houaiss dá-nos esta explicação: "...usado para falar de uma intoxicação de um agente obviamente tóxico", também nos remete a “PROBLEMA”, ou “DISFUNÇÃO”.

Já o sufixo "DADE" é adicionado, significando "modo de ser", comportamento. É raro termos muitos neologismos em religião com o sufixo "DADE". Por exemplo, "cristandade" quer dizer: conjunto dos povos ou países cristãos. Num sentido específico, podemos falar que esta palavra representa uma corrente de pensamento, que é política e socialmente cristã. Por exemplo, a palavra “cristandade” foi usada na Idade Média para distinguir os cristãos ocidentais europeus “mais puros" daqueles do outro lado do mundo, “menos puros", que poderiam ser remidos pelo sangue de Cristo. Uma curiosidade: em Portugal, nos anos 50, algumas igrejas católicas difundiram muitos “Cursos de Cristandade” onde apenas “algumas famílias” eram convidadas a participar. Eram cursos que visavam formar as famílias segundo princípios de excelência comportamental, um início de muitos princípios fundamentalistas, hoje difundidos na OPUS DEI, com certas conotações e ligações a princípios racistas e de extrema-direita…

Assim, de uma forma resumida, podemos dizer que o sufixo "DADE" caracteriza indivíduo e o sufixo "ISMO" grupo ou sistemas de crenças e comportamentos sociais. Afinal, as palavras podem dizer-nos muito sobre a sua “TOXICIDADE”, sobretudo, se estivermos atentos… Uma coisa é certa: ao longo da história, os “ISMOS” ligados à política trouxeram mudanças, mas sempre à custa de muito sangue e injustiças…