OS CÓDIGOS DA NOITE (I)

a Kapital evoluiu para o Kubo, mas os códigos da noite mantêm-se inalteráveis...

Num texto intitulado “As noites de Lisboa e quem lá anda”, escrito em 2001 (mas pleno de actualidade) Francisco Salgueiro, põe-nos a par dos códigos necessários que deve saber para ter sucesso na sua investida em diversão nocturna e sobretudo, para não fazer figuras… «Prefiro que me perguntem como é que perdi a minha virgindade do que me façam perguntas sobre bares e discotecas. Quando arrancam com o “como é que consegues sair à noite todos os fins-de-semana?”, sei que os seguintes dez minutos da minha vida são completamente inutilizados a ouvir uma rajada de perguntas que rivalizam com os interrogatórios da Inquisição Espanhola: “O que é que lá fazes? Com quem é que te dás? Que género de pessoas andam por lá? O que é que lá existe de tão interessante?”. Normalmente, engasgo-me… bom… hum…pois… fico com falta de ar, faço a mim mesmo uma massagem cardíaca e tenho de beber um copo de água com açúcar. Ao longo das próximas linhas dou-vos um presente: um manual dos vários grupos que saem à noite nos locais mais in de Lisboa e o que lá fazem. Agradeço a todos os que me conhecem que nunca mais me perguntem nada relacionado com este assunto. Muito obrigado.»

«Os superbem: raça que nunca entrará em vias de extinção. Reproduzem-se mais depressa que os coelhos. Todos adoram odiar, mas quase todos adoram ser. Saem à noite para verem e serem vistos. São o grupo mais complexo, e tudo o que fazem nestas alturas daria para escrever um ano de edições da Notícias Magazine, sem um único anúncio.

Elas: andam aos bandos. O passatempo favorito é dizerem mal de quem conhecem e que a) lhes roubou os namorados, b) anda com o rapaz com quem gostariam de andar, c) não se veste como elas, d) veste-se como elas mas não devia, e) tem um cabelo fora do sítio, f) tem todos os cabelos no sítio, g) se pinta demasiado, h) não se pinta o suficiente, i) arranja um namorado todas as semanas, j) não tem namorado há mais de uma semana. Sempre que vão à casa de banho, levam entre uma a três amigas. Ficam lá dentro tanto tempo que daria para ler a Bíblia. O que lá dizem é um mistério à altura do terceiro segredo de Fátima, mas está a escassos centímetros de: rapazes, as amigas que odeiam e roupas. Todas as semanas vão às lojas da Mango para se abastecerem para os dias seguintes. O sonho é casarem com um homem rico, um superbem, com nome (não interessa se for comprado) e que os pais aprovem. Este último ponto é muito importante. Ah, claro! E que só dêem um beijinho. Tocar com os lábios nas duas faces é um crime que dá para quebra de noivado. Têm ar de “se me tocas desafinas” mas não é muito difícil tocar e quando isso acontece arranca uma sinfonia. Conhecem-se todas umas às outras, e odeiam-se todas umas às outras. Leitura favorita: Caras, O Quê, Eles e Elas. Todas odeiam ser fotografadas para as estranhamente aparecem por lá. E, para isso, têm de sair muito à noite. Nomes habituais: Marta, Rita, Filipa (Pipa para as amigas), Pureza, Benedicta, Maria, Matilde.

Eles: os polícias têm um distintivo e eles uma camisa com um cavalo e um jogador de pólo. Quem tem uma camisa Ralph Lauren é para todo o sempre bem-vindo no grupo dos super-bem. O problema é que com as imitações dos ciganos, o distintivo dos bem começa a desvanecer-se. No entanto, continuam a ser marcas seguras a Façonnable e a Burberrys. Com riscas, de preferência. Se conseguirem engatar alguma das meninas pertencentes ao top 5 das superbem, serão tão conhecidos como os Rolling Stones e mais conceituados que o Papa. Arranjam todas as desculpas possíveis para as namoradas não saírem à noite, de modo a que: a) ninguém as engate, b) poderem andar ao engate. Linhas de engate mais populares: “Quer vir dar uma volta no meu BMW?” (que é do pai ou do tio, e que ainda não tem o leasing pago), “Gostaria de ver a piscina em minha casa?” (que por acaso é da vizinha, que está de férias). Possuem livrinhos onde contabilizam quem engata mais raparigas numa noite. Para a contabilidade subir mais depressa que o vaivém Voyager, são obrigados a dedicar-se às suburbanas. Alguns deles são, por vezes, acompanhados de escort girls. Nomes comuns: Tomás, Salvador, Vicente, Martim, Lourenço e qualquer outro que tenha Maria, por exemplo, Manuel Maria, João Maria. Locais favoritos em Lisboa: Kapital, Califórnia, Scuba, T-Club, Indústria. No Verão, vão para Vilamoura e passam as noites no T-Clube e Klube