ALGUNS TÓPICOS SOBRE A MAÇONARIA NA EUROPA

Parlamento Inglês: a mesma estrutura física, administrativa e hierárquica de uma loja maçónica

«A maçonaria é um sistema de iniciação espiritual por meio de símbolos... […] O símbolo vai directo à intuição, penetra no subconsciente colectivo e aí desperta arquétipos que, quais moldes da imaginação, provocam revelações, intuições, emoções e energias psíquicas. A maçonaria é uma antiga sociedade que optou pelo recurso a símbolos com vista à evolução espiritual e social do ser humano […]. Tratando-se de um sistema de iniciação espiritual por meio de símbolos e uma vez que são os símbolos que movem as emoções do subconsciente, num futuro que será caracterizado pela globalização e pela tendência dos países para a unificação mundial, o papel do simbolismo, e portanto de uma associação como a maçonaria, será o de promover e difundir símbolos que ajudem à unificação mundial, permitindo a harmonização dos subconscientes colectivos das diversas civilizações do mundo, dado que a base para a aliança das civilizações é a partilha dos valores. Se os valores do mundo não se unificarem, como se porá fim à discórdia?» (Luís Racioneiro)

«A Grande Loja Alpina da Suíça, fundada em 1887 e com grande prestígio entre todas as obediências maçónicas do mundo, que se ocupa dos grandes problemas internacionais, […] estabeleceu, numa assembleia de Delegados realizada em Winterthur, a 21 de Maio de 1949, os cinco pontos fundamentais: 1.º reconhecer e invocar nos seus trabalhos o Grande Arquitecto do Universo; 2.º considerar a Bíblia como Volume da Lei Sagrada; 3.º incontestável fidelidade e total devoção à pátria; 4.º não se imiscuir em questões políticas ou confessionárias, a não ser a título instrutivo; 5.º remeter-se aos antigos deveres (nos quais está incluído o “segredo”) no que não se refere a estes princípios. […] As primeiras lojas maçónicas reuniam-se em tabernas (tal como Hitler…) e discutiam os seus assuntos enquanto jantavam. […] Os rituais que se realizavam com os “irmãos” sentados em volta da mesa, eram muito simples. Após a fundação da grande Loja (suprema hierarquia maçónica num país, que dirige os trabalhos das lojas e dos outros corpos da sua dependência) passou-se das leituras para rituais mais complexos e, no começo do séc. XVIII, a maioria das lojas trabalhava já com um sistema que tinha dois graus mais ou menos equiparáveis aos actuais de aprendiz e mestre.»

«Em Espanha, a Grande Loja depende de um organismo independente chamado Grão Priorado, que inclui alguns grupos como os Templários e a Ordem de Malta. Actualmente distinguem-se alguns tipos de maçonaria: Maçonaria de Adopção (feminina, ligada ao sistema de Mênfis); Maçonaria Evangélica (propagação do Evangelho sob o véu maçónico); Maçonaria dos Bosques (data de rituais ancestrais, dos druidas, ligados à montanha e às selvas); Maçonaria Oculta (essência e estudo do poder dos números segundo Pitágoras, da harmonia universal, magnetismo, sonambulismo, taumaturgia, fisiologia, frenologia, interpretações filosóficas, estudo do mundo sideral na sua relação com a vida humana); Maçonaria Adoniramita (do pensamento jesuítico); Maçonaria Filosófica (ritos de sacerdotes como o Rito dos Iluminados de Avinhão de 1779 e o Rito dos Iluminados Teósofos).»

«Perto do local onde os maçons operativos trabalhavam na construção das catedrais ou outros edifícios de pedra, erguiam uma cabana a que chamavam “lodge” ou “casa”, na qual guardavam as suas ferramentas e comiam no intervalo que tinham durante o dia. Para dormir alugavam quartos numa hospedaria da cidade. A actual denominação de “loja”, onde os maçons trabalham iniciaticamente, deriva do nome dessas mesmas cabanas. […] Finalmente existem os trabalhos e sessões das oficinas. […] Reuniões que se celebram de acordo com as normas acordadas pelo regulamento Interno da Loja, reuniões essas que podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Nessas sessões, pode-se trabalhar com o grau de aprendiz, companheiro ou mestre. Por outro lado, as sessões podem ser Ordinárias, discutindo-se nas mesmas assuntos de interesse geral e realizando-se trabalhos de iniciação ou filiação; Extraordinárias, convocadas com uma finalidade concreta; de Instrução, quando se tem por objectivo os estudos do simbolismo, mecânica da loja e iniciação; de Família, dedicadas ao exame de contas e gestão; de Casamento, nas quais se celebra um casamento maçónico; Fúnebres, dedicadas à morte de um irmão; e Brancas, ou seja, abertas aos profanos. […] Por último, há que salientar que todas as Grandes Lojas (organismo que agrupa as lojas de um país) têm os seus órgãos de governo, que funcionam como conselho de administração de uma sociedade civil. […] O órgão máximo de representação de uma obediência maçónica é a Grande Assembleia (que corresponde no mundo profano a um parlamento), composta por todos os membros da instituição. Esta reúne habitualmente uma vez por ano, e é presidida pelo Grão-Mestre. Regra geral, as grandes decisões sobre rituais, eleições património, etc, são tomadas nesta Grande assembleia.» (in, A verdadeira história da Maçonaria, Jorge Blaschke – Santiago Rio, editorial Planeta, 2006, Barcelona)

Muitas destas designações administrativas lembram exactamente os regimentos e regulamentos internos de muitos órgãos de partidos políticos, ou órgãos políticos locais e nacionais como assembleias de freguesia, municipais e até a Assembleia da República (assembleia máxima ou “Grande Assembleia”) ou supra-nacionais como o Parlamento Europeu, actualmente o órgão máximo de toda a Europa… Muitos operativos da Polícia Judiciária usam gravata negra e camisa branca e os magistrados do Ministério Público vestem a sua toga negra, ambos códigos e símbolos claramente maçónicos, utilizados ritualmente desde o século XVIII. A bandeira da União Europeia é do mesmo azul utilizado pela maçonaria, e no seu centro, um círculo de pentagramas dourados (representando o círculo decisor dos “deuses”, o núcleo duro do poder), tal como nas lojas maçónicas os pentagramas dourados representam as várias potências maçónicas regionais e geográficas espalhadas pelas nações e pelo mundo. A monarquia britânica coordena não apenas todas as casas monárquicas mundiais (em especial as Europeias), como representa o mais alto grau em muitas ordens militares e de cavalaria assim como na hierarquia da maioria das lojas maçónicas espalhadas por todo o mundo. Para quê mais palavras…?