MÁFIA RUSSA: ALGUNS FILMES

Hitman: tempos desesperados exigem medidas desesperadas para combater poderosas máfias

xXx Radical (2002): filme de acção com Vin Diesel no papel de Xander Cage, um praticante entusiasta de desportos radicais, sedutor e anarquista revoltado torna-se num espião relutante para a National Security Agency que o envia numa missão perigosa na Europa de Leste onde deve infiltrar-se num perigoso grupo terrorista que planeia lançar mísseis de destruição massiva.

Uma Vida Iluminada (Everything is Illuminated, 2005): é a história de um jovem norte-americano de raízes judaicas, Jonathan Safran Foer, que após a morte da sua avó decide partir para a Ucrânia em busca do passado do seu avô (falecido quando ele ainda era criança). De facto, momentos antes de ceder ao seu leito de morte a senhora deixa a Jonathan uma fotografia que mostra o avô ainda jovem ao lado de uma rapariga num campo de cereais. Começa então a saga por terras desconhecidas para encontrar a verdade sobre o seu passado.

Senhores do Crime (Eastern promises, 2007): após uma jovem morrer durante um parto realizado no Natal, uma parteira decide avisar a sua família pessoalmente. Só que em sua busca pela identidade da falecida ela entra em contato com o tráfico do sexo em Londres.

Hitman (2007): o agente 47 foi criado para ser um assassino contratado. As suas armas mais poderosas são a ousadia, assim como o orgulho e o brio que tem na execução de seu trabalho. O número 47 representa os dois últimos dígitos do código de barras tatuado em sua nuca, e é também o único nome que ele possui. Mas o dia passa a ser da caça quando 47 se vê envolvido em um golpe político. Tanto a Interpol quanto os militares russos perseguem o assassino profissional pela Europa Oriental, enquanto ele tenta descobrir quem tramou contra ele e por que estão tentando tirá-lo da acção.

Babylon A.D. (2008): neste thriller, Vin Diesel encarna um mercenário que é encarregado de levar uma jovem do Leste Europeu, filha de um mafioso destacado, até à megalópolis de New York City num futuro pós-apocalíptico. No caminho, descobre que essa jovem carrega um vírus sintético letal a toda a humanidade. Terá então de enfrentar poderosas máfias políticas e de guerrilha para ver defendidos os seus interesses.

Busca Implacável (Taken, 2008): Bryan é um agente aposentado da CIA. A sua filha acaba de ser convidada por uma amiga para passar as férias dos seus sonhos em Paris. No entanto, mal chegam à cidade, as duas são sequestradas por uma quadrilha internacional de traficantes de jovens brancas. No momento em que o rapto acontece, Bryan está a falar com Kim pelo telemóvel através do qual consegue contactar com o chefe do grupo terrorista. Porém, sem conseguir convencê-lo a libertar a sua filha, Bryan precisará utilizar todos os seus dotes de agente secreto para encontrá-la e vingar-se dos sequestradores.

Rockandrolla (2008): no submundo de Londres, o tráfico de influências converteu-se num mercado mais rentável que a droga. Quando a máfia russa prepara uma fraude de milhões de dólares, toda a escória londrina quere o seu quinhão.

Carga Explosiva 3 (Transporter 3, 2008): preso a um carro por uma pulseira que explode caso se afaste dele, Frank Martin é obrigado a transportar a filha sequestrada de um importante ministro do governo da Ucrânia sobre o qual uma rede mafiosa faz exigências quanto a tráficos diversos em larga escala através de uma rede de transporte marítimo.