O AVANÇADO CALENDÁRIO MAIA

os Maias desenvolveram um rigoroso calendário solar e lunar que lhes permitiu antever o 21.12.2012

A cultura ligada uma vez mais ao culto (cultivo) da terra e ao culto do deus solar é mais um exemplo civilizacional da antiguidade, cujas semelhanças com a cultura egípcia nos deixam perplexos, não apenas pelas suas misteriosas pirâmides mas por toda a complexidade atingida, aparentemente baseada apenas em observações à vista. Muitas das pirâmides maias eram simultaneamente lugares fúnebres, locais de culto aos deuses astrais e observatórios do universo e dos astros, e a sua complexidade ía desde uma volumetria específica, a alinhamentos de edifícios e suas sombras (com astros do sistema solar), passando pela representação nas suas fachadas exteriores e paredes interiores de inúmeros "glifos", na maior parte dos casos, símbolos do seu calendário lunar e solar, cuja articulação era complexa e apenas acessível aos altos sacerdotes ritualistas. Entre si, os edifícios eram muitas vezes posicionados geometricamente representando constelações ou conjunções planetárias e dizem alguns investigadores que entre as pirâmides conhecidas e as que ainda se encontram escondidadas pela selva (muitas ainda não se terão descoberto) poderá igualmente haver alguma relação geométrica e astronómico-científica.

O calendário Maia é composto de um ano lunar de 260 dias com um ciclo de 13 luas e um ano solar, de 365 dias. Eram necessários 13 Kal (13 ciclos de 20 dias, 260 dias) para escolher o ciclo para o milpa, que significa campo de milho e que basicamente passou a designar o momento da prática do corte de árvores e sua queima para fertilização da terra (ciclo do corte de árvores, a sua queima, a plantação do milho, para podar depois de crescido, secagem no campo, recolha e armazenamento). Este ciclo terá dado ao primeiro calendário Maia, pois por os seus terrenos serem bastante fracos para plantações extensivas era necessário planear bem a localização alternada dos seus terrenos de plantações (face ao crescimento exponencial da população), tipo de práctica que as populações descendentes destes praticam ainda hoje.

Tzolkin, nome derivado do dialecto maia, onde tzol significa "pôr em dia" e kin significa "família", era uma cerimónia em que os sacerdotes atribuiam a ordem do dia a fim de realizar as actividades do milpa e as cerimónias eram relativas às suas diferentes fases. O primeiro ciclo de Tzolkin tinha a ver com a preparação da terra e o segundo ciclo de Tzolkin com o aumento e a colheita do milho. Do ponto de vista religioso este período de tempo 13 kal deu a deificação do número 13 em primeiro lugar e em segundo lugar a criação de um período de 13 dias chamou Oxlahunkin que transformou então na base do calendário de Tzolkin e de um ciclo de um milpa de 260 dias onde terminou sendo 20 períodos de 13 dias. Posteriormente os maias aperceberam-se do tempo que o sol levava a cumprir o seu ciclo completo e seu comprimento foi estabelecido em 28 períodos de 13 dias até chegar a 364 dias, embora o total de 364 dias não representasse exatamente um ciclo. Não se sabe como de forma exacta, mas finalmente parece que a divisão do ano de 360 dias lhe chamou Tun, em 18 meses de 20 dias, chamadas Uinal, todos com um nome conhecido e os dias estiveram numerados do 0 aos 19. Consequentemente um período de cinco dias, chamado uayeb, foi adicionado ao ano do tun que dá o nascimento ao calendário de Haab. Esse calendário, o uayeb, foi no início apenas indicador do começo do ano astronómico. O Tzolkin e o Haab estão então coordenados e desta forma deram origem ao calendário redondo. Dividiam os 260 dias em 13 "meses" de 20 dias. Esta conta é dos números 1 ao 13 e 20 nomes representados por glifos individuais. O Calendário de 365 dias chamava-se Haab, e era baseado no percurso anual da terra à volta do sol, em 365 dias. Dividiam os 365 dias em 18 "meses" (Winal) de 20 dias cada um e o mês de 5 dias restantes chamava-se Wayeb. Cada dia escreve-se usando o número de 0 a 19 e um nome winal representado por um glifo, com exceção dos dias wayes que acompanhavam os números de 0 a 4.

Os maias descrevem geralmente uma data especificando a posição relativa entre o Tzolkin e o Haab, o alinhamento do círculo sagrado e do ano vago gera o ciclo combinado chamado o calendário circular. O diagrama explica graficamente como são relacionados os calendários Tzolkin e Haab. A roda pequena menor com os 260 dentes tem em todos o nome dos 260 dias do ano de Tzolkin e da roda pequena maior com os 365 dentes tem em cada interstício o nome das posições do ano de Haab. O Uinal o ano dos maias é dividido em 19 meses. Todos têm um nome e um glifo (símbolo). Destes meses, os primeiros dezoito têm vinte dias e último, chamado Uayeb, tem somente 5 dias. Os dias dentro de um mês são numerados do 0 aos 19 à excepção de Uayeb em que os dias são numerados do 0 a 4.