Depois de ter deixado na semana passada milhares de pessoas sem comboios na véspera do dia marcado para a greve, que não contou com transportes alternativos (apesar da lei o obrigar), a direcção da CP avança agora com declarações vergonhosas nas quais afirmaram que os bilhetes de longo curso adquiridos por passageiros para os dias de greve não serão reembolsados. Sendo uma empresa pública, este comportamento é inaceitável. A direcção da CP justificou esta medida porque a greve que afectou cerca de 85% dos comboios, foi marcada pelos Sindicatos. "A CP não pode ser responsabilizada por uma greve que é convocada pelos sindicatos" afirmou a directora de comunicação da transportadora em declarações à TSF. Segundo Ana Portela, a CP "bloqueia a venda de bilhetes para os comboios" assim que percebe os efeitos das greves. O Tribunal arbitral decretou serviços mínimos para os serviços urbanos de Lisboa e Porto, mas de acordo com a porta-voz da CP, alguns dos comboios não cumpriram a medida, por greve dos maquinistas. Face a este cenário a empresa admite vir a instaurar processos disciplinares aos incumpridores.