A SÚBITA E "CONVENIENTE" MORTE DE RICHARD HOLBROOKE

o diplomata da diplomacia de paz, "inconveniente" para as políticas de guerra da CIA

Nomeado para Prémio Nobel da Paz mais do que uma vez, este diplomata morreu agora subitamente do coração, numa altura difícil para os EUA na diplomacia do Afeganistão e Paquistão, da qual se ocupava em negociações de paz, estratégia nada favorável às máfias privadas de armamento com ligações à CIA, e que manipulam a política de guerra daquele país. Holbrooke morreu assim, de repente, "do coração", como já morreram muitas pessoas consideradas pela CIA como "inconvenientes". Os Presidentes paquistanês e afegão lamentaram hoje a morte do diplomata Richard Holbrooke, enviado dos Estados Unidos para os dois países, mas Islamabad classificou-o como «amigo» e Cabul falou numa «perda para o povo norte-americano». O enviado especial dos Estados Unidos para o Afeganistão e o Paquistão, Richard Holbrooke, morreu na segunda-feira à noite devido a complicações depois de ser submetido a uma intervenção cirúrgica ao coração, disse o Departamento de Estado. Holbrooke «desempenhou um papel-chave na diplomacia internacional para instaurar a paz na Bósnia e para combater os militantes (islâmicos) na nossa região», salientou o chefe de Estado paquistanês, Asif Ali Zardari em comunicado. «A melhor homenagem que lhe podemos prestar é reiterar o nosso compromisso em eliminar o extremismo e introduzir a paz» na região, concluiu o chefe de Estado paquistanês.

Já Hamid Karzai considerou a morte de Holbrooke uma «grande perda para o povo norte-americano». Karzai não mantinha boas relações com Holbrooke, que foi nomeado enviado especial para o Afeganistão e Paquistão em 2009 e visitava com frequência os dois países.
Por seu lado, o comandante das forças internacionais no Afeganistão, David Petraeus, afirmou que a morte de Richard Holbrooke «era uma perda trágica para os Estados Unidos, para a região (Afeganistão e Paquistão) e para o mundo». «Richard Holbrooke era um verdadeiro titã na arena diplomática e uma figura central no esforço no Afeganistão e Paquistão», sublinhou num comunicado da Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF). Richard Holbrooke, de 69 anos, foi obreiro do acordo de paz de Dayton, que pôs fim à guerra na Bósnia em 1995. Em Janeiro de 2009, logo após ter chegado à Casa Branca, Obama confiou-lhe a tarefa de representar a diplomacia norte-americana numa região em que os Estados Unidos desenvolvem desde 2001 uma guerra contra os talibãs.