Inglaterra resolveu contrariar a falsa austeridade europeia tomando medidas sociais humanistas
O anúncio foi feito pelo ministro britânico das finanças, George Osborne, na apresentação do orçamento de estado para o ano fiscal de 2012/2013.
Pelo terceiro ano consecutivo, Osborne apresentou um orçamento de austeridade que reflete o objetivo governamental de reduzir o défice público no período de cinco anos.
“Temos que manter o rumo pelo que não temos grande margem para generosidade. Tomámos decisões difíceis, por isso também não temos necessidade de apertar mais o cinto. Trata-se de um orçamento fiscalmente neutro para um período de cinco anos e conseguimos isto através de uma redução modesta nos impostos e na despesa”, adiantou o ministro britânico.
Entre as medidas em destaque neste orçamento conta-se o aumento do imposto sobre a venda de imóveis avaliados em mais de um milhão e 198 mil euros assim como a redução dos impostos sobre rendimentos individuais acima dos 180 mil euros por ano.
Apesar de alguns sinais de otimismo, o crescimento da economia britânica continua a ser fraco. A taxa de desemprego é a mais alta dos últimos 16 anos.