surgem em todo o mundo sinais preocupantes da utilização da imagem de ditadores para provocar certas comunidades
Um anúncio publicitário para um champô onde com imagens de Adolf Hitler está a suscitar a cólera das comunidades judaicas na Turquia e no estrangeiro, com fortes reações de reprovação ao seu criador. Veja o vídeo.
"É totalmente inaceitável utilizar Hitler em publicidade, o exemplo mais tremendo de crueldade e selvajaria (...) para se diferenciar ou suscitar o interesse", considerou no sábado a comunidade judaica da Turquia, numa crítica ao anúncio publicitário que começou a ser difundido na semana passada.
O filme de 12 segundos, dobrado em turco e com subtítulos em alemão, exibe Hitler num discurso entusiasta e apela aos clientes masculinos para adquirirem o produto, um "champô 100% masculino".
Os judeus da Turquia indicaram ter contactado a agência de publicidade para que o anúncio seja retirado, uma decisão que ainda não foi tomada, e aguardam desculpas públicas.
A Liga Anti-Difamação (ADL), sediada nos Estados Unidos, também referiu estar "revoltada" com a utilização de Hitler numa iniciativa publicitária. O anúncio em: http://www.youtube.com/watch?v=-pK07o1weEw&feature=player_embedded.