ASSÉDIO MORAL E BULLYING LABORAL NAS EMPRESAS AUMENTA EXPONENCIALMENTE

todos os esquemas de desgaste psicológico são usados pelos chefes e seus lacaios

Os casos de assédio moral no trabalho são dificilmente detectáveis devido à dificuldade em distingui-los de situações de conflito laboral. "Há dificuldade metodológica em identificar e distinguir situações de assédio das situações conflituais normais que ocorrem no trabalho. O ponto comum a todas as definições de assédio moral é o carácter de intencionalidade do fenómeno. É praticado com o intuito de fragilizar as pessoas", afirma o coordenador do estudo 'Assédio moral: estratégias, processos e práticas de prevenção'. A equipa liderada por Rui Moura recomenda "uma maior especificação do problema", sugerindo "a adopção de uma única versão conceptual de assédio moral". O estudo concluiu ainda que o assédio moral "está a aumentar".

"Os casos perniciosos do ponto de vista psicológico e físico vão aumentar fortemente", segundo Rui Moura, professor da Universidade Autónoma de Lisboa. De acordo com o estudo, nas grandes empresas o assédio moral é mais forte no que diz respeito ao cumprimento de objectivos. "Obrigam muito ao cumprimento de objectivos muito elevados, fazem reestruturações radicais, criam condições de trabalho muitas vezes difíceis e isso facilita o assédio", referiu o coordenador do estudo. Nas pequenas e médias empresas, "muitas vezes o assédio projecta-se para a vida privada e geram-se coisas complicadas, entre as quais o assédio sexual". Rui Moura lembra que há pouca fiscalização, devido à dificuldade de identificação do fenómeno. Além disso, mesmo que o caso seja identificado como assédio moral, "não há testemunhas, porque a maior parte das pessoas são omissas quando vão testemunhar".

De acordo com o actual Código do Trabalho (CT), o assédio "corresponde a um comportamento reflectido numa acção ou num conjunto de acções (materiais interligadas) indesejadas pelo destinatário, (...) tendo como objectivo e/ou o efeito de perturbar ou constranger a pessoa, afectar a sua dignidade ou criar-lhe um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador". O estudo defende que "a ideia de 'objectivo ou efeito' expressa no CT transforma o assédio moral num grande 'chapéu' onde cabem inúmeras situações conflituais no trabalho, pelo que importa determinar se o conceito de assédio moral e um conceito agregador onde cabem múltiplas situações - conflituais e de violência laboral - ou se se pretende que este conceito seja a tradução de situações de conflito específicas com delimitação própria". Para combater este fenómeno, use tudo aquilo a que puder deitar mão... Não tenha dó nem piedade de quem não cumpre os seus deveres e obrigações com respeito e dignidade.