depois de termos a tabuleta "lixo" à porta, a saída do Euro é o passo seguinte
A Standard & Poor's (S&P) ameaça cortar o rating de Portugal para notação de ‘lixo' e prepara-se para colocar os países do euro com ‘rating' máximo em vigilância negativa, segundo o "Financial Times" e a Bloomberg. Alemanha, França, Holanda Áustria, Finlândia e Luxemburgo arriscam-se assim a perder o ‘rating' de AAA nos próximos 90 dias. A informação avançada pelo jornal britânico e pela agência noticiosa ao início da noite e, foi confirmada posteriormente por um comunicado da S&P. A Bloomberg adianta mesmo que a agência norte-americana colocará o ‘rating' de todos os países da zona euro em vigilância negativa.
A notícia do FT surge após Merkel e Sarkozy terem acordado tomar mais medidas para travar a crise, o que até deu alento aos mercados de dívida e bolsistas ontem. Já o euro, que até esteve a ganhar 0,71% contra o dólar durante a sessão, inverteu para terreno negativo após a notícia de que a S&P ameaça retirar o ‘rating' máximo às economias com melhor nota de crédito na zona euro.
E apesar do acordo entre Berlim e Paris para uma maior integração e para regras orçamentais mais rigorosas, os analistas da S&P aparentam querer ver para acreditar. Segundo o FT, a agência informou os governos daqueles seis países que a reavaliação será feita o mais rápido possível após a cimeira europeia que ocorrerá no final da semana. Segundo o FT, os analistas da S&P referiram que "a falta de progressos feita até agora pelo políticos europeus em controlar o contágio da crise financeira pode reflectir a fraqueza estrutural no processo de tomadas de decisões na zona euro e na União Europeia".