segue-se o aumento da água, uma promessa recente de Assunção Cristas
É já a partir de amanhã que as famílias vão sentir o agravamento da factura da electricidade e gás.
Em média, uma família vai passar a pagar mais 10,11 euros por mês ou mais 121,32 euros em termos anuais. Isto porque o Governo aumentou o IVA sobre o gás e a electricidade de 6% para 23%.
A medida consta do memorando de entendimento entre a ‘troika' e Portugal e estava prevista apenas para o próximo ano, mas o Governo de Passos Coelho decidiu antecipá-la para Outubro. Assim, embora as facturas não cheguem ao correio logo no primeiro dia do mês, as famílias terão de lidar com este aumento já este mês.
E as más notícias não se ficam por aqui. É que já no próximo ano o tarifário da luz será actualizado. A decisão final sobre o valor da subida só será conhecida no próximo dia 15 de Outubro.
As contas preliminares da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) apontavam para um aumento em torno dos 30%. Contudo o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, já veio garantir que o aumento será muito inferior a 30%.
"Quando chegámos ao Governo estava projectada uma subida de 30% para os consumidores e de 55% para as empresas, temos estado a trabalhar para que tal não aconteça. O ajustamento será muito menor", afirmou o governante na passada terça-feira. O Jornal de Negócios noticiou que o aumento deverá ser inferior a 5%.
A estes aumentos somam-se os já anunciados pelo Governo nos transportes e o corte no subsídio de Natal.