ESTADO DE POLÍCIA - XI: DIRIGENTES SINDICAIS DETIDOS EM SÃO BENTO

dirigentes sindicais presos por tentarem impedir alguns espancamentos com bastões

Foram já libertados os dois dirigentes sindicais da Administração Pública que tinham sido detidos pelas autoridades na sequência de confrontos com a polícia durante um protesto em frente à residência oficial do primeiro-ministro. José Manuel Marques, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) foi um dos detidos, e explicou aos jornalistas, depois de ter sido libertado, como tudo aconteceu. «Estávamos num plenário livre, de activistas sindicais, e fui completamente cercado por uma força policial. O plenário acabou - a minha camarada deu o plenário por encerrado - íamos cada um para o seu local de trabalho, mas a policia não permitiu circular», disse. Além dos presos, o sindicalista garante que «houve pessoas espancadas» e que viu agentes da autoridade dirigirem-se a algumas mulheres presentes de bastão em riste. «Eu já estava a ser preso, não resisti. Fui detido e fui à esquadra», afirmou. Quando questionado sobre as razões da detenção, José Manuel Marques garante nada ter feito para provocar os agentes da autoridade. «Não falei mal a ninguém, não desobedeci. Provavelmente (fui preso) por estar num plenário que é livre. Alguma gente pode não gostar», ironizou.