A produção da série televisiva "Morangos com Açúcar" deslocou-se a Bruxelas e ao Parlamento Europeu, onde foram filmadas várias cenas que serão incluídas em três episódios que a TVI transmitirá pelo Natal. A ideia partiu de um eurodeputado português, que suportará (com verbas suas e do Parlamento Europeu) os encargos e que participará numa das cenas. O social-democrata José Manuel Fernandes justifica a iniciativa com a necessidade de "aproximar os jovens das instituições europeias" e com o alcance do programa "mais visto pela juventude": "Poderá ser uma forma de fazer muito mais pelo Parlamento Europeu e a sua função do que muitas brochuras". O ex-autarca de Vila Verde explica que a série da TVI foi "a primeira escolha", por se tratar do programa que "tem mais audiência junto dos jovens e também entra junto de um público de mais idade". O próprio parlamentar laranja diz que vê a novela da TVI "às vezes, na companhia da filha", de 12 anos.
A filmagem das 28 cenas previstas para Bruxelas vai envolver a deslocação de nove actores e de pessoal técnico, num total de 29 pessoas. As despesas de deslocação e estada serão suportadas através do recurso a uma linha orçamental do Parlamento Europeu destinada a financiar a deslocação de visitantes às suas instalações. No caso de grupos oriundos de Lisboa, por exemplo, são pagos €419 por pessoa pela viagem, mais €35 por dia de estada. O ex-autarca não quis adiantar o custo total da operação, mas antecipa que o dinheiro do Parlamento Europeu "não vai chegar": "Terei que assumir alguma coisa pessoalmente". A notícia sobre a visita dos 'Morangos' apanhou de surpresa os eurodeputados portugueses contactados pelo Expresso que, entre o divertido e o cético, se dividem na hora de avaliar a iniciativa. O também social-democrata Mário David considera que esta "pode ser uma forma de complementar a pouca visibilidade que o Parlamento Europeu tem na sociedade portuguesa". Miguel Portas concede que a ideia é "indiscutivelmente original, mas também esdrúxula", pois para o bloquista "é duvidoso que políticos recorram a telenovelas comerciais para promover a atividade política". Em vez das televisões abrirem os olhos aos jovens para a desgraça que está a ser a União Europeia, pretendem agora vender a UE como um produto "cool"? A notícia em: http://www.youtube.com/watch?v=PD9PQ2pPSEo (in, http://aeiou.expresso.pt/politico-paga-para-ter-morangos-em-bruxelas=f614478).